terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que as urnas têm a dizer

Numa primeira análise da eleição de domingo, mesmo que superficial, conclui-se que haverá um tempo em que falaremos de “boca de urna” como coisa ultrapassada; esses “santinhos do pau oco” que jogam pelas ruas e praças em dias de eleição, serão perda de temo; àqueles “coronéis”  que rondam as sessões afim de intimidar alguém serão banidos e as “dondocas” que ainda mamam  nas tetas municipais não conseguirão mais abrir a boca para dizer que foi o fulano  que o prefeito está apoiando quem trouxe a escola e o posto de saúde para o bairro.

Dizem que urna eletrônica falta conversar. Outros dizem que até sentem quando outros estão teclando nela o mesmos números de seu partido.

Se urna conversa eu não sei. Mas que as urnas eletrônicas aqui do Brejo falaram, falaram.

Falaram o que?

Falaram o que o povo queria que falasse: Que o povo não aceita mais tapiação desses políticos ultrapassados que aí estão no poder de nossa prefeitura ou usurpando dela para se promover.

Já ouvi dizer que tem gente arrumando as estradas e sua fazenda também. Tem gente que até já comprou casa nova a nosso custo. Tem mocinho arrematando bois em leilões por vários currais eleitorais. Outros até se realizaram, comprando àquele ônibus que tanto sonhava ter para servir à prefeitura e ganhar uns trocos com super faturamento. Tem outros que dizem que mandam e é eles que se desdobram para atender a compadre sicrano e 
Sobrar uns trocos para os filhos (me esqueci: com esse ninguém pode mexer. A fera é valente e anda espancando todos a sua frente. Segundo a mulher dele: Cuidado! Ele tem revólver!).

Mas tudo isso está por mudar e em breve voltaremos à democracia e o Brejo voltará a ser um lugar de paz!

Se você está desempregado, a prefeitura vai construir alguma obra, a empresa que “ganhou a licitação” precisa de empregados. Você não é contratado pela firma se não tiver uma cartinha do Zé, da vice ou dos seus vices Daí ou Zé de Pretim.

Me perguntaram na rua: O que os astros dizem?

Os astros eu não sei, mas o povo disse nas urnas que não mais ficarão calados, como seres alienados, esperando as coisas acontecerem.

Denilsão e o Pc do B
 derrubaram de uma só vez: Zé Mário (Ditador e dono da máquina administrativa), Dias (O dono do SAAE) e Ronaldo Ramon, ou seja, três políticos ultrapassados que sequer tiveram juntos ao menos 50% dos votos.

No Domingo, após o resultado das eleições, a corja se trancafiou calada e escondida. Coisa que nem viagra os fazia se erguer. Estavam acreditados de que o povo ainda comia nas mãos de quem detém o povo. Lembro-me de uma amigo que disse Ter sido ameaçado por Ró de Lora de Véio: Não bata de frente com que está com o poder, pois o Zé Mário é muito influente e pode lhe prejudicar depois. Não só batemos de frente com o poder, mas conseguimos vencer uma batalha.

Só me preocupa uma coisa: Zé Silva ainda doará canos de irrigação em troca de votos?
Arlen Santiago ainda conseguirá marcar cirurgias para os brejeiros em troca de votos? 
São Geraldo ainda terá água encanada em cada uma das casas?
Os bairros ainda serão calçados?
Teremos um novo concurso público até o mês que vem? Pois serão demitidos todos os contratados?

No Brejo tudo é diferente de outros rincões: Os contratados da prefeitura, todos os secretários, comerciantes com “licitações de favores” e grande parte dos vereadores, todos não têm escolha própria. Entregam a decisão para o Zé e o Dias decidirem em quem eles devem votar ou a quem devem apoiar.

Dizem que o Zé está de olho. Ainda bem! O Zé e seus alienados não enxergam um palmo além do próprio nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário