Oito candidatos a deputado estadual e dois a federal na lista negra do TSE
Da Redação
De 19 de julho a 02 de agosto, de um total de 1.752 pedidos de registro de candidatura protocolados no TRE-MG, foram indeferidos 245. Desse total, 13 casos referem-se à lei Ficha limpa. Ontem, segunda-feira, mais um candidato do Norte de Minas, Arlen Santiago, teve seu registro negado pelo TRE.
Ana Maria, Arlen Santiago e Athos Avelino sofreram impugnações e, por isto, não tiveram deferidos seus pedidos de registro de candidatura.
Ao todo, oito postulantes a uma cadeira legislativa pela região estão com a situação pendente junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral, estando incluídos na lista de "inaptos" do site oficial. De outra parte, nove candidatos tiveram seus pedidos deferidos.
CANDIDATURAS DEFERIDAS:
Estão aptos a ser votados em outubro próximo os seguintes candidatos a deputado estadual pelo Norte de Minas:
1) Adelino Pereira Dias - PMDB - 15111
2) Anderson de Vasconcelos Chaves - PMDB - 15180
3) Antonio Henrique Sapori - PV - 43433
4) Athos Mameluque Mota - PMDB - 15555
5) Coriolando da Soledade Ribeiro Afonso (Cori) - PPS - 23623
6) Gilberto Wagner Martins Pereira Antunes (Gil) - PP - 11210
7) Luiz Henrique Maia Santiago - PSDB - 45151
8) Luiz Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho) - PMDB - 15300
9) Tânia Raquel de Queiroz Muniz - PTN - 19025
CANDIDATURAS IMPUGNADAS/INDEFERIDAS OU AGUARDANDO JULGAMENTO:
1) Ana Maria de Resende Vieira - PSDB - 45789
2) Arlen de Paulo Santiago Filho - PTB - 14111
3) Athos Avelino Pereira - PPS - 23663
4) Carlos Welth Pimenta de Figueiredo - PDT - 12369
5) Idalino José Botelho Filho - PSDC - 27222
6) Ivonei Abade Brito - PSDB - 45111
7) José Jarbas Pimenta - PSol - 50999
8) Paulo José Carlos Guedes - PT - 13789
PARA A CÂMARA FEDERAL, TRÊS DEFERIDOS E DOIS IMPUGNADO
Ainda segundo os dados constantes do site oficial do TSE até a noite de ontem, segunda-feira, estão deferidas, para concorrer em outubro próximo, três candidaturas a deputado federal pelo Norte de Minas:
1) Humberto Guimarães Souto - PPS - 2360
2) Ruy Adriano Borges Muniz - DEM 2522
3) Wilson José da Cunha - PMDB - 1530
Estão sub-judice, isto é, aguardando julgamento diante de pedidos de impugnação e ou do indeferimento de registro:
1) Ariovaldo de Melo Filho - PDT - 1200
2) Jairo Ataíde Vieira - DEM - 2525
FICHA LIMPA JÁ IMPUGNOU 472 CANDIDATURAS NO PAÍSA lei Ficha limpa, aprovada por unanimidade no senado em maio deste ano, tinha impugnado até o dia 30/07, em todo o país, 472 candidaturas. Pela lei, ficam proibidos de concorrer em eleições pelos próximos oito anos políticos já condenados na justiça em decisão colegiada, mesmo em processos ainda não concluídos.
Segundo o levantamento divulgado pelo site Congresso em Foco, o estado com mais impugnações de candidaturas foi São Paulo, seguido por Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro e Rondônia. Já o estado com o menor número de candidaturas barradas foi o Rio Grande do Norte, com apenas dois políticos barrados.
Do total de candidatos impugnados, 13 já desistiram do pleito de 03 de outubro deste ano. Destes, oito concorreriam a uma vaga a deputado estadual, quatro a uma vaga de deputado federal e um disputaria a eleição como suplente de senador.
A organização Ficha limpa disponibilizou na internet uma página na qual os leitores podem fazer uma pesquisa sobre seus candidatos. Os políticos podem prestar contas e publicar documentos relativos à campanha, e tudo pode ser analisado pelo cidadão, por meio do site www.fichalimpa.org.br.
"Eu não sou contra o Prefeito Zé, mas alguns benefícios adquiridos pelos moradores de Francisco Sá são frutos de uma sincera oposição benéfica. Não tivesse o Zé essa oposição que ele encontra em um percentual considerável da população, a cidade ainda estaria um verdadeiro Jardim do Éden para o Zé.
Grandes são as vitórias da oposição – pequena é a cabeça do Zé que tem o olho grande no que é dos outros – O Concurso Público é uma vitória esmagadora da oposição ao prefeito Zé, pela lutar pela promoção do concurso, quanto na aprovação de candidatos da oposição aos cargos públicos. Quer mais?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário